Thursday, October 11, 2007

Hammerfall - 01/10/2007 Bar Opinião

Pois é, aqui estou eu de novo relatando o show do Metal Nórdico do Hammerfall, que aconteceu numa segunda feira quente aqui em Porto Alegre.

Cheguei na frente do Opinião e fiquei aguardando um amigo que estava com o meu ingresso...liguei pra ele, o qual afirmou que estava no Speedy comendo e em seguida estaria a caminho.
Pra passar o tempo entrei num boteco e pedi uma cerveja, quando o dono do bar começou a falar do nada, um papo muito estranho, acredito que era uma espécie de aviso, sei lá...mas bom, isso é um outro assunto. Depois de uma meia hora, chega o Fernando Chechecudo com o meu ingresso acompanhado do Zeca (caveira preta) e o Matuzo.

Entrando no Opinião relativamente cheio, estava tocando um DVD do Helloween no telão e o povo cantando junto. Dali a pouco se iniciou uma coisa legal que eu tenho notado em todos os show de metal que tenho assistido em POA: pontualidade! Pontualmente às 22h o show começou!
"Threshold" foi a música de abertura...e vou dizer pra vocês porque o Hammerfall é uma banda muito foda: a presença de palco dos caras é muito fudida! Os caras se movimentando com seus instrumentos, erguendo os braços, cantando e sorrindo pro povo - é uma coisa muito mais forte que a execução das músicas, verdade seja dita!

Verdade seja dita, achei que as músicas perdem muito para as versões de estúdio, principalmente nos duetos de guitarra que praticamente não existem ao vivo, com Stefan Elmgren fazendo quase todas as partes. Joacim também é um vocalista 20% menos do que é em estúdio, precisando várias vezes disfarçar quando sua voz não atingia as alturas originais dos registros nos albums.

Mas apesar disso, o fator "presença de palco" faz com que o show deles seja um dos melhores da atualidade. Outro detalhe que chama a atenção, vocês vão me chamar de viado, mas o vestuário dos caras é também muito foda... o Baixista Jesper, que retornou a banda há pouco (depois de 10 anos) usava uma jaqueta de couro com uma caveira vermelha no ombro, muito bala! Joacim usava um colete com uma camiseta preta por baixo com uma caveira pegando fogo na parte frontal...incrível! Aliás uma coisa muito estranha é que os olhos dele pareciam negros, sem pupila, nem a esclerótica (a parte branca do olho), igual ao que aparece no clipe de "Natural High" (assista aqui), vai ver eram lentes ou algum efeito de ótica diante de tanta iluminação. O guitarrista Oscar era o mais enfeitado de todos, usando muito couro, botas, um casacão preto enorme, parecido com os do Rob Halford...é o chamado metal bodoso.

Na parte musical tocaram Let the Hammer Fall, The Fire Burns Forever, Blood Bound (essa foi linda), Natural High, Reign of the Hammer (essa ficou horrível sem os duetos do Oscar) e mais algumas que não lembro, todas elas com o povo cantando inteiramente sem cansar, uma hora e cinquenta minutos de show direto. Sem solos de bateria.

Eu já tinha assistido um show deles em 2003 e devo confessar que não mudou muita coisa daqueles tempos pra cá...continua sendo a banda perfeita pra quem é fã, é um metal honesto, sem frescuras e que na minha opinião está no auge da carreira até aqui. O último album "Threshold" é o melhor de todos. Ouçam a música "Carved In Stone", uma das mais belas músicas de metal já compostas.

Abraços a todos,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home